Muito ouvimos falar sobre a tarefa de casa: que ela faz parte da rotina escolar, que ela auxilia o aluno na sua aprendizagem e fixação dos conteúdos ensinados. Ouvimos, ainda, que possibilita ao aluno fazer uma análise a respeito do entendimento, ou não, da matéria. Há, também, posicionamentos que defendem que o aluno deve ser capaz de realizá-la sem o auxílio do professor, ou de outra pessoa mais experiente. Tais posicionamentos tornam-se, muitas vezes, um grande ponto de conflito entre a escola e família, alunos e professores, pais e filhos.
A tarefa de casa, desde a sua origem, é entendida como uma prática cultural que há muito tempo visa, entre outros fatores, integrar as relações entre família e escola, compartilhando a responsabilidade com o processo de aprendizagem do aluno.
Nos dias atuais, como temos observado em várias situações no nosso cotidiano escolar, de professoras do ensino fundamental, a tarefa de casa tem significativa importância na aprendizagem do aluno. Por esta razão, deve ter os mesmos objetivos didáticos da aula, e deve provocar maior independência e autonomia aos alunos. Nogueira (2002, p. 23) afirma que “a existência da tarefa de casa se justifica em razão de dois objetivos fundamentais: fixar a aprendizagem realizada em sala de aula e desenvolver no aluno o senso de responsabilidade”.
A tarefa de casa constitui um auxílio fundamental para o docente, Parolin (2003, p. 56) ressalta que “o objetivo da tarefa de casa é possibilitar que o professor avalie e acompanhe o aproveitamento, comprometimento e o entendimento do aluno em relação ao que está sendo trabalhado em sala de aula”.
No aspecto psicológico e moral, a tarefa de casa justifica-se pela construção da independência, responsabilidade e autonomia do aluno para buscar o conhecimento por conta própria, por meio do desenvolvimento de hábitos de estudo e pontualidade. É uma atividade que representa uma oportunidade de auto-apredizagem, auto-conhecimento, de reflexão, expressão e crescimento pessoal do aluno.
A tarefa de casa é uma oportunidade de o aluno voltar à sala com dúvidas ou domínio da matéria, pois, desenvolve nele a competência de lidar com erros e dificuldades inerentes aos conteúdos estudados e favorece a investigação, levando-o a ampliar o que viu em sala de aula buscando mais informações a respeito do que aprendeu. A prática e o treino dos conteúdos abordados nas aulas e a preparação para as aulas seguintes, possibilitam uma participação ativa do aluno durante a aula.
A tarefa de casa é uma poderosa forma de comunicação entre aluno e professor, possibilitando reconhecer as dificuldades dos alunos e verificar o retorno e a eficácia das estratégias de aula.
Tânia Marize e Adriane Zaratini
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