Páginas

terça-feira, 26 de abril de 2011

Quem é o verdadeiro deficiente?

Se você deixa de ver a pessoa, vendo apenas a deficiência quem é o cego?
Se você deixa de ouvir o grito do seu irmão para a justiça, quem é o surdo?
Se você não pode comunicar-se com sua irmã e a separa, quem é o mudo?
Se sua mente não permite que seu coração alcance seu vizinho, quem é o deficiente mental?
Se você não se levanta para defender os direitos de todos, quem é o aleijado?
A atitude para com as pessoas deficientes pode ser nossa maior deficiência...
E a sua também.

(Autor desconhecido)


Para que o preconceito?
Se todos somos iguais perante aos olhos
e amor de Deus!
Lembre-se que ainda existem pessoas que
mesmo sendo diferentes querem
ser tratadas como pessoas iguais!


Projeto de Leitura

Elaborei este projeto devido a preocupação em fazer com que meus alunos se tornem bons leitores.


PROJETO DE LEITURA

Tema: O Despertar da paixão pela leitura


Identificação:

Colégio Suzana Wesley – Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio.
Professora responsável: Tânia Marize de Souza Silva
Alunos atendidos: 2.ª Ano A
Período: Ano letivo – 2011
Inicio: 11 de abril Término: 28 de novembro

Problemática:
Para que a criança seja um bom um leitor, se faz necessário que ele entenda a importância que a leitura representa no seu dia-a-dia e desenvolva assim o gosto pela mesma. Como desenvolver nos alunos o gosto pela leitura e interagir a família nesta parceria?


Justificativa:

Em decorrência à modernidade e aos avanços tecnológicos, vários conceitos e costumes tem se perdido com o passar dos anos, e um deles é o ato de ler. O hábito de leitura não tem sido muito valorizado, não só por parte dos alunos, mas também por parte de alguns professores e dos próprios pais. Várias pesquisas já mostraram que o professor que não lê, com certeza não ensina leitura para seus alunos, e os alunos que não encontra na família nenhuma referencia sobre este assunto, dificilmente se sentirão motivados a f azerem qualquer tipo de leitura.
Segundo a Revista Nova Escola (abril, 2008) “para alguém se interessar por livros na vida adulta, é fundamental que a palavra escrita esteja ao seu alcance desde cedo”.
A leitura é de suma importância para o aprendizado da criança; é um dos principais instrumentos para que ela construa seu conhecimento. É nesta fase que elas aprendem e desenvolvem capacidades e habilidades da linguagem, aumentando assim o seu vocabulário.
O ato de ler permite o exercício da fantasia, fazendo com que a criança construa um mundo imaginário. Expandindo assim, através dela, o seu mundo. Segundo entrevista da escritora Tatiana Belinky à Revista Nova Escola (abril, 2008), “A fantasia é tudo. O livro é um objeto mágico, muito maior por dentro do que por fora. Por fora ele tem dimensão real, mas dentro dele cabe um castelo, uma floresta, uma cidade inteira... Um livro a gente pode levar para qualquer lugar. E com ele se leva tudo”.
Fazer de cada criança um leitor requer atividades diárias em que a garotada tenha a oportunidade de ler, trocar idéias, comentar notícias e muito mais. A escola é um dos melhores lugares para desenvolver a satisfação pela leitura, mas é importante que os alunos também tenham esta satisfação fora do ambiente escolar, para isso é essencial a participação da família nesta empreitada.
Este projeto possibilitará aos alunos adquirir, através dos livros de histórias, a prática e o gosto pela leitura; levando-os a descobrir o quanto a leitura pode ser prazerosa, o quanto ela é importante e faz parte do nosso dia-a-dia.
É de suma importância fazer da leitura uma satisfação plena; e a criança só irá encontrar esta satisfação, quando entender a sua importância.
Ler é importante porque...
• A leitura diária ajuda a criar familiaridade com o mundo da escrita.
• A familiaridade com diferentes gêneros literários favorece a capacidade de produzir textos.
• A criança aumenta o conhecimento e a percepção de mundo. A leitura surge como um instrumento que instiga a confrontar idéias, ideais e valores. É o inicio da formação da capacidade crítica.
• Os livros proporcionam uma “viagem” por mundos desconhecidos, reais ou imaginários, alargando horizontes e elevando os níveis de conhecimento e cultura geral. (Revista Nova Escola - abril, 2008).

Bons leitores, com certeza, serão bons escritores!

Objetivos:

- Identificar a importância da leitura;
- Valorizar os livros de história;
- Ter contato com vários tipos de literaturas;
- Identificar que uma mesma história pode ter mais de uma versão, com finais diferentes;
- Desenvolver a memorização;
- Desenvolver a oralidade;
- Aumentar o vocabulário;
- Ilustrar algumas histórias;
- Confeccionar alguns livrinhos;

Avaliação:

- A avaliação será feita através do questionário respondido pelos pais; participação dos alunos; preenchimento da ficha de leitura do caderno de leitura compartilhada; confecção de um marcador de páginas; apresentação oral das histórias lidas; ilustração de algumas historinhas; confecção de alguns livrinhos.

Convite para o Encerramento do Projeto